Acredito que todos já ouviram ao menos falar no sistema 5S. Ele é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão, no pós-guerra, que visa aperfeiçoar aspectos organizacionais da empresa.
Envolve cinco áreas de destaque:
Seiri – Senso de utilização de recursos;
Seiton – Senso de organização;
Seiso – Senso de limpeza;
Seiketsu – Senso de padronização;
Shitsuke – Senso de disciplina.
Na Mitis essa filosofia é aplicada com algumas personalizações. E não poderia ser diferente.
Então quando falamos de Seiri o objetivo é fazer com que os nossos colaboradores mantenham em suas mesas ou próximo deles, apenas o essencial para a realização da tarefas. Tudo mais é considerado supérfluo.
Na referência ao Seiton, buscamos manter os nossos recursos organizados de forma lógica, de forma que favoreçam o trabalho a ser executado.
Já com o Seiso, pretendemos manter o nosso ambiente o mais limpo possível, beneficiando a nós mesmos e favorecendo a identificação de coisas fora do lugar.
A ideia do Seiketsu para a Mitis é vista como a criação de uma rotina de trabalho padronizada, que favoreça a aplicação das etapas anteriores. Com isso, a perda de tempo para reorganização do ambiente de trabalho fica minimizada.
O Shitsuke é desenvolvido na empresa como uma forma de internalização desses processos. É a transformação de novas atitudes em rotinas e hábitos, que vão auxiliar o dia a dia de cada um, favorecendo a melhora do desempenho e o aumento da satisfação entre todos.
Aqui implementamos os seus princípios com o objetivo de melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional de nossos colaboradores. Ela nos ajuda a criar a cultura da disciplina, identificando os problemas existentes e dessa forma criando as oportunidades para a melhoria da empresa como um todo.
E como prevíamos quando decidimos colocá-lo em prática, isso trouxe para a empresa um novo modo de vida! Ele trouxe um senso de pertencimento maior para os colaboradores, que aos poucos estão conseguindo incorporar as ideias principais e aplicá-las no seu dia a dia.
Essa nova cultura organizacional trouxe benefícios imediatos para a empresa. Além da economia de tempo na realização de inúmeras tarefas, trouxe também como consequência uma economia de recursos, que se traduz imediatamente em uma economia financeira.
Alguns benefícios
- Maior segurança no desenvolvimento das atividades;
- Menos falhas humanas durante o trabalho;
- Maior facilidade para encontrar problemas;
- Diminuição do desperdício de tempo na busca por itens;
- Aumento da confiança da equipe.
Isso sem falar nos benefícios relativos às relações interpessoais, que começam a alcançar um novo patamar de convívio, trazendo um senso de colaboração entre os funcionários que ajuda a aumentar a produtividade e elevando o nível do atendimento ao cliente.
Há também reflexos que o método tem na vida pessoal de cada um. Ou seja, em nossa avaliação, até o momento, a implementação do 5S só trouxe benefícios. E essa é uma cultura que almejamos manter na Mitis.