Atacar o mercado com agressividade tem sido a solução mais viável nos últimos tempos, porém um erro muito grande que as corporações cometem é não escolher quem atacar e nem a hora de atacar.
Costumam sair atacando a esmo, gerando uma enorme insatisfação no mercado, que fica decepcionado com o oferecimento de produtos que fogem do interesse do mesmo.
O que mais se recomenda é que o seu público seja segmentado e gerando o que chamamos de target, ou público alvo, dessa forma a abordagem fica muito mais assertiva.
Existem várias formas de segmentar seu público, tudo vai depender do seu mercado, mas aí vão algumas formas de segmentação:
a) sócio-econômicos: considera critérios relacionados à renda familiar, classe social e nível de escolaridade;
b) psicográficos: analisa os valores do consumidor, seu estilo de vida, gostos e preferências, bem como o perfil de consumo;
c) comportamentais: analisa a frequência e uso de determinados produtos, lealdade a marcas e produtos, dentre outros;
d) demográficos: considera o estado ou município onde se encontra o consumidor, o tamanho do município, faixa etária, número de membros da família e outros relacionados.
Fora essas informações podemos utilizar também a inteligência de negócios e acompanhar o perfil de compra que o cliente tem tido nos últimos dias, mas isso é assunto para outra postagem.
A grande dúvida agora é: Como eu segmento esse público?
A resposta é simples: CRM:MITIS, com essa ferramenta é possível armazenar e gerar importantes informações sobre seus clientes, dessa forma realizar filtros e separar sua carteira para uma melhor abordagem fica extremamente fácil, assim você sempre sai na frente que a concorrência.
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Um abraço e até o próximo post.