O que até bem pouco tempo era coisa de grandes empresários está se tornando um hábito até mesmo entre os iniciantes. A utilização de um sistema de gestão deixou de ser algo distante e virou um artigo comum e imprescindível para as empresas.
A revolução digital tem uma grande parte de responsabilidade em tudo isso, mas não é apenas ela. A profissionalização das empresas, e a procura pela excelência dos serviços, também ajudaram nessa escalada.
A consequência foi a ampliação dos negócios, mesmo em tempos de crise econômica, com a aplicação de estratégias, que, quando inseridas em conjunto, trazem os resultados que buscamos.
E um sistema de gestão ainda é o que existe de mais inovador para se fazer o gerenciamento dos seus negócios. E aqui vamos falar de algumas vantagens que o sistema pode trazer para a sua empresa.
Planejamento
Essa é uma das primeiras vantagens que um sistema de gestão pode trazer para o seu negócio. Com todos os dados que um sistema te entrega em mãos, todo tipo de planejamento fica facilitado.
Com os dados relacionados ao fluxo de caixa, pagamentos mensais e investimentos em mãos, você consegue cruzar essas informações e avaliar se o que foi orçado e o que está sendo realizado está em conformidade, corrigindo possíveis distorções.
Análise
As análises estratégicas também fazem parte dos ganhos possíveis, uma vez que com a gama de informações que o sistema te fornece o quadro geral da empresa fica mais claro e com isso as decisões mais fáceis.
A montagem de um plano estratégico para a empresa fica simplificada, pois você pode visualizar com mais certeza, qual projeto deve ser priorizado em qual momento para que o seu negócio cresça e se amplie.
Precisão
Uma vez que utilize um sistema de gestão, todos os dados de sua empresa estarão alocados em um mesmo local, reduzindo risco de vazamento e facilitando a consulta a qualquer momento.
Essa possibilidade torna as decisões de gastos e investimentos mais assertivas e precisas. Isso facilita também a identificação e correção de possíveis erros na alimentação do sistema, evitando prejuízos.
Integração entre as áreas
A concentração da base de dados promove uma maior integração das diferentes áreas da empresa, melhorando a comunicação, a agilidade nos processos e na tomada de decisões, a eficiência e a qualidade dos resultados.
Capacidade de expansão
Essa é uma capacidade interessante para um sistema de gestão eficiente. Sem ela, toda vez que sua empresa crescer seria necessário trocar o sistema, o que elevaria demais os custos, causaria perda de tempo e geraria a necessidade de treinamentos adicionais, comprometendo a eficiência da empresa.
Automatização
Um bom sistema consegue automatizar todos os processos dentro de uma empresa, organizando todas as informações, tornando os processos mais práticos e rápidos.
Toda informação sobre a movimentação financeira, de estoque, de fornecedores, dos clientes e da logística de sua operação pode ser acompanhada em tempo real.
Acompanhamento de relatórios
Um bom sistema proporciona a possibilidade de acompanhamento dos relatórios e acompanhamento diário dos setores. Isso possibilita identificar possíveis falhas muito rapidamente.
Com isso, é possível identificar as causas e uma ação rápida pode ser tomada, corrigindo o problema e poupando tempo e recursos da empresa.
Acessibilidade
Um sistema deixa as informações mais acessíveis e ordenadas de forma mais lógica, de maneira que várias pessoas de diferentes setores podem acessá-las sem precisar percorrer um emaranhado de pastas dentro do computador.
Redução de custos
A utilização da tecnologia proporciona a redução de custos de diferentes maneiras:
– Aumento da produtividade;
– Redução dos erros;
– Diminuição do retrabalho;
– Melhora no planejamento das ações;
– Ganho em eficiência.
Em pouco tempo a economia provocada pelo aumento da eficiência geral, cobre o investimento inicial no sistema e a empresa passa a lucrar ainda mais. Por isso, o valor aplicado na implantação do sistema deve ser encarado não como um custo adicional, mas um investimento de médio a longo prazo.
Como você pode perceber, de forma resumida um sistema de gestão financeira permite:
– Automatizar processos;
– Torna as informações mais precisas e acessíveis a um maior número de pessoas;
– Facilitar o planejamento;
– Aumentar a organização;
– Ajudar a reduzir custos;
– Garante mais segurança ao negócio.
Se a sua empresa ainda não tem um sistema de gestão integrado ou o que utiliza não atende às demandas, está na hora de mudar! Entre em contato com a Mitis e saiba como sua empresa pode se beneficiar!