Você é cliente de alguma dessas fintechs que vêm se multiplicando nos últimos anos? Realmente, são uma solução inovadora e que ganha cada vez mais clientes.
No entanto, há registros de quem teve algum tipo de dificuldade com o pagamento de seus boletos. E esse é um problema que vem se repetindo com uma certa frequência.
A princípio, essa situação é a mesma enfrentada pelos empresários no início do sistema de boletos, implementado pela Febraban há alguns anos.
Apesar disso será só uma questão de tempo para que as fintechs se adaptem ao sistema e resolvam essas inconsistências.
Como exemplo temos a própria Mitis, que ‘sofreu na pele’, esse tipo de problema com alguns clientes. Eles pagavam os boletos, mas o dinheiro não ia para a conta da empresa. A boa notícia é que isso logo foi resolvido.
Falhas
Os problemas incluem a confirmação do pagamento para o usuário, atraso para o repasse do dinheiro para o recebedor, devido a falha de comunicação com os servidores desses pagamentos, falhas de processamento e até erros de sistema.
Outro problema muito comum é no registro do boleto. É que desde 2018 todos os boletos têm, obrigatoriamente, que obter um registro na câmara de boletos e nele constam o CPF ou CNPJ tanto do pagador quanto do beneficiário.
Quando o emissor do boleto não consegue esse registro ou ele sofre algum tipo de atraso, o pagador não consegue quitá-lo e recebe uma mensagem de erro onde consta que o boleto é inválido ou não identificado.
Essas falhas fazem com que os pagamentos:
– Não sejam efetuados;
– Ocorram com atraso;
– Sejam feitos em duplicidade;
– E gerem prejuízos para os clientes, para os recebedores ou para ambos.
Nessas eventualidades, muitas pessoas acabam deixando para depois e acabam por esquecer de quitar o boleto. O que não é recomendável! Então o que fazer nesses casos?
Solução
Não existe uma única solução para essa questão. Tudo vai depender da sua capacidade de trabalhar em rede ou não, e da sua disponibilidade de tempo para encarar uma fila no banco.
Na Mitis recomendamos aos nossos clientes que ao enfrentarem esse tipo de dificuldade façam o pagamento por qualquer outro meio, mas não deixem de fazê-lo. Isso evita problemas futuros e pagamento de juros e multa.
Por fim, quando isso acontecer, entre imediatamente em contato com o seu banco digital. Abra uma reclamação relativa à dificuldade enfrentada para que o problema seja resolvido o quanto antes.