BLOG

O que é WMS e como ele trabalha para sua empresa

WMS – Warehouse Management System – em português Sistema de Gerenciamento de Armazém, é a ferramenta de gestão para distribuidoras, indústrias e transportadoras, que necessitam administrar os fluxos de entrega, recebimento, armazenagem, separação e expedição de mercadorias.

Primordialmente, o sistema faz o controle dos inventários e as movimentações internas do seu negócio. Desse modo se aproveita, da melhor forma possível, os espaços dos armazéns e centros de distribuição de empresas de logística e de venda no atacado.

Ou seja, o WMS oferece mais praticidade e comodidade, pois pode ser utilizado em diferentes plataformas, tais como: notebooks, tablets e smartphones. Isso significa mobilidade! Naturalmente, será preciso uma conexão com a internet, uma vez que todos os dados do sistema ficam armazenados na nuvem.

Da mesma forma, o sistema utiliza tecnologias que facilitam o controle da entrada e saída de produtos. São eles: o código de barras, que agiliza esse processo e o RFID (Identificação por Radiofrequência), só que à distância, sem a necessidade da leitura de códigos.

Principais recursos e funcionalidades do sistema WMS

  1. Agendamento de recebimento
  2. Recebimento
  3. Endereçamento
  4. Separação
  5. Expedição
  6. Abastecimento de linhas de produção
  7. Inventário
  8. Transferências
  9. Movimentação de paletes
  10. Controle dos veículos de entrega e coleta
  11. Relatórios gerenciais
  12. Armazenamento

Benefícios e resultados

O WMS possibilita o planejamento e a atribuição de todos os equipamentos necessários para a operação diária e realiza a orientação da equipe sobre os locais onde cada produto deverá ser armazenado.

Como resultados e benefícios, temos:

– Otimização dos gastos;
– Aumento da competitividade;
– Mais controle da entrada e saída de mercadorias;
– Melhorando o gerenciamento da sua transportadora.

Rastreabilidade

Outra coisa interessante que um bom WMS pode entregar é a rastreabilidade dos produtos. E por que isso é importante? Veja esse exemplo.

Em 2021, um grande laboratório farmacêutico decidiu recolher diferentes lotes de um de seus produtos do mercado. Isso foi um grande problema, pois nem todos os seus distribuidores tinham como rastrear quais lotes foram vendidos para quem, dificultando a operação. Ou seja, com a ferramenta certa, quando há a necessidade de um recall, é possível dizer para onde cada lote foi enviado.

E se isso acontecesse com a sua distribuidora?

Caso esse tipo de recall acontecesse com a sua distribuidora, ela estaria preparada para enfrentar a situação? Ela teria como rastrear 100% dos lotes entregues, com total acuracidade?

Isso pode fazer toda diferença em situações como a descrita. Assim, a possibilidade de poder saber onde está cada lote de produto distribuído por você com 100% de certeza é uma vantagem de mercado.

Como se consegue isso?

É fácil, para conseguir essa rastreabilidade, nada melhor que um ERP eficiente, que rode com um WMS nativo. Dessa forma ele te possibilita fazer esse tipo de procedimento, mantendo a capacidade de rastreio dos produtos distribuídos pela sua empresa.

Qual a importância disso para a empresa?

Quando a empresa consegue um nível de gerenciamento de estoque com esse detalhamento, só tem a ganhar.

Logo, o controle de estoque é importante pois evita perdas, compra excessiva, troca ou falta do produto. Aliás, o estoque é um dos principais gargalos das distribuidoras e empresas de logística, que acumulam enormes perdas financeiras, por não terem uma boa administração.

Agora que você já sabe mais de WMS, compartilhe esse artigo e para conhecer mais sobre esse produto da Mitis, acesse nosso site.

 

Leia Também:

Precificação de Produtos

Como precificar com eficiência obtendo lucro e mantendo a competitividade   Para chegar ao preço de venda, o primeiro passo é entender que todo o

Orçamento no seu Whatsapp e teste por 30 dias

Seja um representante Mitis!

Preencha seus dados abaixo: