O mercado está cada dia mais competitivo, as empresas disputam acirradamente o cliente, utilizando ferramentas cada vez mais poderosas, estão sempre em constante tomada de decisão, não se dando ao luxo de ficar parado esperando as coisas acontecerem.
Que devemos tomar decisões isso é um fato incontestável, mas a dúvida é: Como saber se estou tomando a decisão certa?!
O que é BI?
Antes de falarmos de como tomar a decisão correta na sua empresa, vamos falar da melhor ferramenta de tomada de decisão da atualidade, o BI, ou Bussines Inteligence (Inteligência de negócios).
Esse poderoso recurso de marketing que transcendeu para a tecnologia tem a função de coletar dados, trabalhar esses dados e devolver ao gestor uma informação consolidada e inteligente.
Porque é tão importante?
Quando o gestor consegue transformar dados em informações inteligentes passa-se a dar um passo à frente dos concorrentes, dessa forma a empresa que possui o recurso sai na frente.
Um BI é quase indispensável, pois através dele o gestor terá indicadores que auxiliam na tomada de decisão, garantindo uma visão além do negócio.
Por exemplo: Sua empresa está passando por um momento de baixa nas vendas, e logo você tem a impressão que está perdendo clientes, logo se pensa em milhões de ações de prospecção e geração de leads, mas ao consultar o BI você percebe que o que vem diminuindo é o ticket médio e não a quantidade de clientes, dessa forma ao invés de realizar uma ação de prospecção o gestor decide realizar uma pesquisa de satisfação atrelada a uma ação promocional para clientes frequentes, crescendo assim o ticket médio e retomando a normalidade em poucos dias.
Essa é a real função do BI, te apontar onde está a dificuldade para que você possa tomar decisões importantes para o seu dia-a-dia, não te permitindo perder tempo com ações não tão eficientes.
Em qual setor o BI se faz necessário?
Em todos!
Não é um exagero, mas o BI não serve só para controlar resultados de vendas, um exemplo prático disso é a implementação de um BI na expedição de uma distribuidora.
Vamos colocar novamente em exemplo prático: O produto XPTO está tendo uma saída muito grande, porém a expedição não consegue dar saída rápida do produto, levando os clientes a ficarem insatisfeitos, logo então o BI sugere uma realocação física do produto atrelada a WMS (Warehouse Management System) gerando uma vazão mais rápida do produto para a conferencia, fazendo com que a satisfação seja novamente atingida.
Bom, dessa forma ficou claro que não só de inteligência de vendas vive uma empresa, se ter um BI é algo importantíssimo nos tempos de hoje, e se você acha que não precisa de um, pode estar enganado.
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Com essas dicas seu negócio vai virar uma máquina de crescimento.